Aos leitores, apreciadores da cultura e da arte, sugiro uma visita ao Museu da Imagem e do Som, mesmo que virtual, ao ler o texto e apreciar as fotografias abaixo.
Mas onde fica esse museu? Como chegar lá? Bem, enquanto isso, vamos virtualmente, aproveitar a viagem a Fortaleza que fizemos em julho deste ano para apresentação do Show Roteiro do Olhar, no Oboé Centro Cultural numa visita que fizemos ao Museu da Imagem e do Som, ponto turístico na capital alencarina, referência em todo o estado do Ceará.
Este roteiro está incluído no catálogo de pontos turísticos da cidade de Fortaleza, de fácil acesso, situado na Av. Barão de Studart, 410 – no Bairro Meireles. Apresenta com serviço a “coleta, registro, organização e difusão da memória audiovisual do Ceará, com ênfase na cultura, antropologia, história, política e tradições populares, usando como suportes filmes, vídeos, fotografias, cordéis, livros, discos, fitas de rolo e cassete, dentre outros” (secult.ce.gov.br).
Neste espaço cultural ainda são realizados cursos de curta duração e palestras; atendimento público a pesquisadores na consulta ao acervo, pessoalmente ou virtualmente; e exposições temporárias.
Conheça um pouco da história deste museu, de acordo com informações colhidas no site da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará: “O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado do Ceará. Inaugurado em 1980 foi re-estruturado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410, um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza”.
Dando importância ao aspecto histórico e à preservação cultural dos espaços físicos da cidade, embora o progresso aconteça, os espaços urbanos foram preservados e transformados em locais públicos, como cita o texto no site: “A casa que hoje abriga o MIS-CE foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951 que, por determinação do Governador Virgílio Távora, em 1963, passou a ser residência oficial e sede do Governo do Estado, função que ocupou até 1971. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990”.
No álbum de fotografias abaixo, temos várias fotografias da exposição, registradas pelos visitantes Marx Rodrigues, Suely Rodrigues e Vilebaldo Rocha, e neste, aproveitamos para registrar a entrada da casa, conforme é registrado ainda no site: “Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto (Portugal). Datadas do início do século XX, estas peças são a marca registrada deste prédio histórico que hoje abriga o MIS-CE.
Sobre o acervo, como mostram algumas fotografias abaixo é “estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais”.
A curiosidade de verificar o que registramos no texto proporcionará uma visita virtual, mesmo que com poucas fotografias, mas por conhecer um pouco da história deste nosso Nordeste brasileiro, além da história do renomado cantor e composito Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, como mostram algumas fotografias de discos, shows, livros e objetos do cantor.
Fonte http://www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/museu-da-imagem-e-do-som
As fotografias estão disponíveis em: http://www.brasilculturartes.com.br/index.php?geral=nav/single&topico=171
Nenhum comentário:
Postar um comentário