Contos e Contabilidade:

Um espaço aberto para literatura e contabilidade.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Theatro José de Alencar, uma riqueza cultural cearense






Já tive duas oportunidades de entrar no Theatro José de Alencar, na cidade de Fortaleza. Duas percepções bem distintas, em tempos diferentes também, apesar de ter morado na capital alencarina, quando dos estudos do ensino médio e nunca ter feito esta passagem por lá.
Há um ano estive na entrada, fiz o devido registro, nada mais que isso.
Neste ano, de posse da programação do mês de julho, aproveitei para conhecer o teatro através de uma visita guiada, esta visita faz parte da programação do teatro, custa dois reais (estudante) e quatro reais (adulto), em determinados horários do dia.
“Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza” (www.secult.ce.gov.br).
Em destaque os seguintes espaços do teatro:
Ainda, com informações em www.secult.ce.gov.br, o Theatro José de Alencar tem seis espaços cênicos: Edificação histórica, Jardins de Burle Marx e Centro de Artes Cênicas do Ceará Padaria Espiritual – Cena:
a) no primeiro bloco, a sala do foyer com capacidade para 120 pessoas
b) no segundo, a sala de espetáculos propriamente dita, apta a receber 800 pessoas
c) um palco a céu aberto, com capacidade para até 1,2 mil pessoas
d) um teatro de bolso com 90 lugares, o Teatro Morro do Ouro
e) uma sala de aula transformada em espaço cênico, com capacidade para até 120 pessoas, a Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya
f) um palco a céu aberto, com capacidade para até 350 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica

Nenhum comentário:

Postar um comentário