Contos e Contabilidade:

Um espaço aberto para literatura e contabilidade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Evento Contábil em Picos






Aconteceu a abertura do I Encontro Regional de Contabilidade da Associação dos Contabilistas de Picos – PI (ASCOMPI) no Auditório da OAB–PI – Secção Picos. O encontro é uma realização da ASCOMPI em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI).

Na noite de quinta-feira (25) o Diretor Executivo do CRC-PI, Contabilista Pedro Evano foi o cerimonial, onde fez a abertura do evento ao convocar a formação da mesa de honra composta pelos contabilistas Edilson Rêgo, Delegado do CRC-PI em Picos; José Libório, Conselheiro do CRC-PI em Picos; Elias Adib, Conselheiro do CRC-PI (Câmara de Desenvolvimento); Antonio Gomes das Neves, Presidente do CRC-PI, Raimundo Nonato, Presidente da Ascompi; e Benedito Neto – Presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Piauí.

O presidente da Ascompi, contabilista Raimundo Nonato fez um breve discurso sobre as ações da entidade, na qual tomou posse recentemente. O delegado do CRC-PI em Picos, contabilista Edilson Rêgo, fez uma explanação a função de registro e fiscalização do conselho e sobre a necessidade dos colegas contabilistas participarem dos eventos contábeis em Picos.

Dando continuidade aos trabalhos de abertura do evento, o Presidente do CRC-PI, contabilista Antonio Gomes das Neves, fez uma prestação de contas, num discurso de despedida, onde está encerrando um mandato de quatro anos a frente a entidade. Ainda fez uso da palavra o Presidente da Associação dos Peritos, contabilista Benedito Neto, onde reforçou a necessidade de que os contabilistas apoiem as ações da Associação dos Contabilistas em Picos.

A palestra magna da noite foi proferida pelo Prof. Ms. Elias Caddah, com o tema: Gerenciamento de Custos e Fluxo de Caixa como fator de decisão empresarial. Estiveram presentes na palestra profissionais registrados no conselho, dentre esses Empresários Contábeis, Professores de Contabilista e Estudantes Universitários. Registrou-se a presença também da empresa Fortes Informática.

No dia seguinte (26) o evento terá continuidade com mais duas palestras, pela manhã será Homologanet, pelo contabilista Antônio Gomes das Neves, esta temática versa sobre o sistema pretende padronizar o cálculo de rescisão, diminuir as demandas trabalhistas e reduzir as fraudes no seguro desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

No horário da tarde acontecerá a palestra “Retenções de Impostos e Contribuições”, pelo empresário contábil Rimário de Jesus Rodrigues. As palestras acontecem no auditório da OAB em Picos.

Ação Eco Vida no IMH




Evento realizado no Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) no dia 20.08.2011, parte do projeto Ação Eco Vida, que traz como lema "Esta marca tambénm é consciente, inovadora e sustentável".

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Instituto Federal do Piauí – Campus Picos abre concorrência para exploração do serviço de lanchonete

Instituto Federal do Piauí – Campus Picos abre concorrência para exploração do serviço de lanchonete

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI Campus Picos, torna público que realizará a licitação na modalidade Concorrência nº 0001/2011(Tipo maior oferta).

Objeto: Concessão de Uso de bem público, para explorar o serviço de lanchonete, no IFPI.

Quantidades de itens: 01 item, com especificações contidas nos anexos do edital.

Prazo: Os envelopes contendo os documentos de habilitação e as propostas deverão ser entregues lacrados no Protocolo do IFPI até as 10:00 horas (Horário de Brasília) do dia 30 de setembro de 2011.

Data da Abertura da Licitação: às 10:00h do dia 30 de Setembro de 2011 no endereço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Picos, na Avenida Pedro Marques de Medeiros, S/N Bairro Pantanal

Edital e Informações: Os interessados poderão ter acesso ao edital com a Comissão Permanente de Licitação, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piauí – Campus Picos, Bairro Pantanal, CEP: 64600-000, em Picos - PI, através do Fone 89 3422-7767 no horário compreendido entre 14:00h e 18:00h, de segunda a sexta-feira e através do site do IFPI-Campus Picos (www.ifpicos.edu.br).

Mais Informações: Guglielmo Siqueira Gomes – Presidente da Comissão de Licitação - Fone: 89 3422-7767

Theatro José de Alencar, uma riqueza cultural cearense






Já tive duas oportunidades de entrar no Theatro José de Alencar, na cidade de Fortaleza. Duas percepções bem distintas, em tempos diferentes também, apesar de ter morado na capital alencarina, quando dos estudos do ensino médio e nunca ter feito esta passagem por lá.
Há um ano estive na entrada, fiz o devido registro, nada mais que isso.
Neste ano, de posse da programação do mês de julho, aproveitei para conhecer o teatro através de uma visita guiada, esta visita faz parte da programação do teatro, custa dois reais (estudante) e quatro reais (adulto), em determinados horários do dia.
“Referência artística e turística nacional, o Theatro José de Alencar desempenha importantes papéis na vida cultural cearense. Na qualidade de Teatro-Monumento oferece não só a mais seleta programação cênica do Estado, mas, também, a mais ativa e diversificada pauta de atividades sócio-culturais e artísticas do eixo central de Fortaleza” (www.secult.ce.gov.br).
Em destaque os seguintes espaços do teatro:
Ainda, com informações em www.secult.ce.gov.br, o Theatro José de Alencar tem seis espaços cênicos: Edificação histórica, Jardins de Burle Marx e Centro de Artes Cênicas do Ceará Padaria Espiritual – Cena:
a) no primeiro bloco, a sala do foyer com capacidade para 120 pessoas
b) no segundo, a sala de espetáculos propriamente dita, apta a receber 800 pessoas
c) um palco a céu aberto, com capacidade para até 1,2 mil pessoas
d) um teatro de bolso com 90 lugares, o Teatro Morro do Ouro
e) uma sala de aula transformada em espaço cênico, com capacidade para até 120 pessoas, a Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya
f) um palco a céu aberto, com capacidade para até 350 pessoas, a Praça Mestre Pedro Boca Rica

Boa semana de estudos e trabalho


Aos amig@s, alun@s e internautas desejo-lhes uma boa semana.

Foto de minha autoria: a esperança.

Aguardem duas postagens para esta semana:

Uma mais antiga, da visita ao Teatro José de Alencar, em Fortaleza, no mês de julho.

Outra mais recente, o evento no Instituto Monsenhor Hipólito, denominado ECO Vida, um show de violão e respeito ao meio ambiente.

Temos também dicas para vídeo sobre História da Contabilidade.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

I Encontro Regional de Contabilidade da Associação dos Contabilistas de Picos e Região

Acontecerá no período de 25 a 26 de agosto de 2011, o I Encontro Regional de Contabilidade, realizado pela Associação dos Contabilistas de Picos e Regioão.

O evento conta com uma vasta programação onde vários temas serão abordados através de palestras proferidas por profissionais altamente qualificados atuando no mercado.

As incrições poderão ser feitas na Delegacia do CRC-PI em Picos na Rua João Nunes, 780 - Sala 202 - 2o Andar - Prédio da Associação Comercial ou pelo telefone (89) 3422-5136 e terá um valor simbólico de R$ 20 reais e será realizado no Auditório da OAB de Picos.

Visita virtual ao Museu da Imagem e do Som em Fortaleza - CE



Aos leitores, apreciadores da cultura e da arte, sugiro uma visita ao Museu da Imagem e do Som, mesmo que virtual, ao ler o texto e apreciar as fotografias abaixo.

Mas onde fica esse museu? Como chegar lá? Bem, enquanto isso, vamos virtualmente, aproveitar a viagem a Fortaleza que fizemos em julho deste ano para apresentação do Show Roteiro do Olhar, no Oboé Centro Cultural numa visita que fizemos ao Museu da Imagem e do Som, ponto turístico na capital alencarina, referência em todo o estado do Ceará.

Este roteiro está incluído no catálogo de pontos turísticos da cidade de Fortaleza, de fácil acesso, situado na Av. Barão de Studart, 410 – no Bairro Meireles. Apresenta com serviço a “coleta, registro, organização e difusão da memória audiovisual do Ceará, com ênfase na cultura, antropologia, história, política e tradições populares, usando como suportes filmes, vídeos, fotografias, cordéis, livros, discos, fitas de rolo e cassete, dentre outros” (secult.ce.gov.br).

Neste espaço cultural ainda são realizados cursos de curta duração e palestras; atendimento público a pesquisadores na consulta ao acervo, pessoalmente ou virtualmente; e exposições temporárias.

Conheça um pouco da história deste museu, de acordo com informações colhidas no site da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará: “O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação, pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado do Ceará. Inaugurado em 1980 foi re-estruturado no dia 7 de agosto de 1996 em sua atual sede, situada na avenida Barão de Studart, 410, um dos pontos mais tradicionais de Fortaleza”.

Dando importância ao aspecto histórico e à preservação cultural dos espaços físicos da cidade, embora o progresso aconteça, os espaços urbanos foram preservados e transformados em locais públicos, como cita o texto no site: “A casa que hoje abriga o MIS-CE foi projetada pelo arquiteto José Barros Maia (Mainha) para ser residência do Senador Fausto Augusto Borges Cabral, sendo inaugurada em novembro de 1951 que, por determinação do Governador Virgílio Távora, em 1963, passou a ser residência oficial e sede do Governo do Estado, função que ocupou até 1971. Desapropriada pelo Governo Estadual, foi feita sede do Museu Antropológico do Ceará, que ali funcionou até 1990”.

No álbum de fotografias abaixo, temos várias fotografias da exposição, registradas pelos visitantes Marx Rodrigues, Suely Rodrigues e Vilebaldo Rocha, e neste, aproveitamos para registrar a entrada da casa, conforme é registrado ainda no site: “Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto (Portugal). Datadas do início do século XX, estas peças são a marca registrada deste prédio histórico que hoje abriga o MIS-CE.

Sobre o acervo, como mostram algumas fotografias abaixo é “estimado em 150 mil peças entre discos de música brasileira e internacional (de 78, 45 e 33 e ½ rotações), CD’s, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, um acervo de imagem (fotografias cópia papel e digital) com imagens de Fortaleza Antiga, de outros municípios cearenses, de personalidades, festas e folguedos populares, artistas populares (cordelistas, artesãos, escultores, etc) cromos e negativos, filmes de diretores cearenses e registros de danças e festas da cultura popular tradicional (em diversos formatos como vídeos betacam, betamax,VHS e super VHS, DVD, H-8, películas de 16mm e 35mm, etc.), depoimentos de personalidades da história do Ceará, cordéis, partituras e muitos outros objetos que contam a história registrados em suportes audiovisuais”.

A curiosidade de verificar o que registramos no texto proporcionará uma visita virtual, mesmo que com poucas fotografias, mas por conhecer um pouco da história deste nosso Nordeste brasileiro, além da história do renomado cantor e composito Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, como mostram algumas fotografias de discos, shows, livros e objetos do cantor.

Fonte http://www.secult.ce.gov.br/equipamentos-culturais/museu-da-imagem-e-do-som


As fotografias estão disponíveis em: http://www.brasilculturartes.com.br/index.php?geral=nav/single&topico=171